Sempre tentei evitar o preconceito ao assistir algum filme adaptado de obras literárias. As vezes eu até prefiro assistir ao filme primeiro para depois ler o livro. Com alguns como Laranja Mecânica funcionou perfeitamente, o livro de Anthony Burgess aprofunda a história contada pelo ótimo filme de Stanley Kubrick.
Me surpreendi com o livro "Crepúsculo", de Stephanie Meyer. A princípio achei que seria somente um romance sobrenatural adolescente bobo, uma espécie de "Malhação Vampírica". A história ainda é bem bobinha e muitas vezes escrita superficialmente mas é leve e gostosa de se ler pra passar o tempo, ainda que esteja longe de ser o frisson que a maioria dos leitores afirmam.
Na trama, após sua mãe se mudar com seu novo marido, um jogador de baseball da segunda divisão, Bella Swan vai morar com seu pai em Forks, uma cidade fria e chuvosa. Lá se torna a novidade da escola e se interessa por um misterioso garoto e sua família estranha.
Naturalmente, depois do grande sucesso no mundo literário, Crepúsculo foi adaptado para os cinemas se tornando um grande blockbuster da estação. E de fato foi um sucesso de bilheteria, uma pena que essa adaptação não foi feita com o cuidado que merecia. Pense num daqueles filmes feitos para a televisão, com efeitos especiais bem porcos para um filme de cinema, Crepúsculo abuso de efeitos fracos, como nas cenas em que Edward utiliza sua super velocidade ou escala árvores, digno de filmes trash da década de 80.
O Roteiro também foi modificado de uma forma que incomoda bastante, com situações picadas que as vezes não fazem o menor sentido, esquecendo-se de alguns elementos que davam um certo suspense na trama dando a impressão de que o filme se passa mais rápido do que deveria, com descobertas e situações muito súbitas. Além disso, a personalidade de alguns personagens ficaram bem distantes do original, como é o caso da protagonista, que está bem mais fria e menos emotiva, como no livro.
No fim das contas, o filme não é tão ruim assim. As atuações estão ótimas dentro do que foi proposto tornado o filme completamente assistível, principalmente num dia chuvoso com sua namorada. A continuação de Crepúsculo, Lua Nova, já está sendo filmada.
Algumas curiosidades sobre a série tiradas da net:
Alguns aspectos da vida de Bella foram inspirados na vida da própria autora. Meyer também teve de mudar de escola na época do colegial.
O orçamento do filme "Crepúsculo" foi de aproximadamente 35 milhões de dólares. Só em sua estréia, a produção arrecadou o dobro deste valor. Veja aqui o trailer legendado do filme.
Stephenie Meyer faz uma ponta em "Crepúsculo". A autora dos livros aparece quando Bella chega a um restaurante para almoçar com seu pai. Meyer aparece pedindo um sanduíche, digitando em um laptop.
Robert Pattinson (Edward Cullen), Jackson Rathbone (Jasper Hale) e Michael Welch (Mike Newton) também são músicos.
Robert Pattinson já participou de outro grande sucesso baseado em livros. O ator foi Cedric Diggory em "Harry Potter e o Cálice de Fogo".
Além de tocar piano em uma das cenas de "Crepúsculo", Robert Pattinson gravou uma música para a trama: "Never Think".
Kristen Stewart usou lentes de contato para viver Bella
Uma das razões pelas quais os carros presentes na trama de "Crepúsculo" são tão bem detalhados é a obsessão dos irmãos de Stephenie Meyer por automóveis.
Mais de cinco mil atores fizeram teste para o papel de Edward Cullen.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário