quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Out Of This World


Quem me conhece sabe que eu gosto de uma velharia cultural, seja ela música, filme, livro.
Não que as coisas de antigamente sejam melhores, algumas até o são, mas a questão é que nostalgia é uma coisa gostosa de se sentir as vezes.

Em 1991, meu pai tinha uma pequena escola de informática e junto com os filhos de sua sócia eu pude acompanhar um pouco da evolução dos games. Out Of This World, ou apenas, Another World (título americano) foi simplesmente um jogo impressionante, principalmente para um garoto de sete anos.

Apesar de não ter sido um grande sucesso comercial, inovou o conceito dos jogos com a implementação de pequenas cenas no decorrer das fases, permitindo assim uma compreensão da história e do drama sem necessidade de legendas ou de diálogos. Somados a isso, efeitos especiais em todas as telas, que, apesar de bidimensionais já ensaiavam os passos da próxima geração (3D).

No jogo você é o cientista Lester Knight Chaykin. Ao chegar em seu laboratório Hi-TEC obscuro e cabuloso numa noite tempestuosa.
Após uma estacionada no melhor estilo "Ace Ventura", Lester (ignorando os conselhos de sua mãe não desligando os aparelhos elétricos da tomada) continua seu experimento com um acelerador de particulas quando um raio atinge o laboratório e o transporta para um planeta alien.

A partir daí, você controla nosso querido protagonista nesse ambiente inóspito, no qual ele é quase devorado, quase escravizado e muitas "quase" outras coisas.
Ao fim do jogo resta a dúvida se Lester morreu ou não, mas um storyboard encontrado no site oficial diz que ele sobreviveu e se tornou um líder dos Aliens
Apesar disso, em 1994, foi lançada uma sequência chamada "Heart of the Alien" (na qual o protagonista é o Et sapeca que te ajuda no primeiro jogo), e em seu final mostra o corpo de Lester sendo cremado.
A verdade é que Eric Chahi, criador do jogo, sugere o final ambíguo do primeiro jogo, dando liberdade para o jogador especular o destino de Lester.

Contradições a parte eu recomendo o jogo, quem quiser baixa-lo clique aqui.
Recomendo emula-lo com o dosbox.

Ano passado, em comemoração aos 15 anos de Out of This World, foi lançado um remake com melhorias nos gráficos mas mantendo o mesmo espírito do jogo.

E só pra lembrar, esse jogo é muitas vezes difícil!

3 comentários:

Ariane disse...

Você se inscreveu no blog Templates Novo Blogger para ganhar um template personalizado e foi escolhido. Um retorno a esta mensagem será aguardado até o dia 01/01/2008, quando prescreverá o prêmio :-)

Aguardo seu contato

Ariane

Marcelo Kohl disse...

esse é mais um bom exemplo de que se pode fazer um trampo singular com 'poucos recursos', o que conta na real é a criatividade e o desejo de fazer bem feito.
hoje em dia, com tantos meios, dificilmente vejo algo não só comercial.
e sou fã desse jogo, mas não consegui virar ele ainda.

Anônimo disse...

sou péssima com jogos
prefiro não me arriscar.
mas do jeito que você falou dá até vontade jogar.

;)

beijoooooo
inté.