quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Europeus criam comitê antropologico para saber como se portar em um contato com ET's


A Agência Espacial Européia (ESA) em conjunto com a Fundação Européia de Ciência (ESF)
criaram um comitê especial para instruir pesquisadores no caso de algum contato imediato com seres extraterrestres. O objetivo é prepara-los para se portar evitando conseqüências hostis diante as diferenças históricas, políticas, sociais e até religiosas que podem ocorrer num caso de contato.

A preocupação surgiu de análises históricas de conflitos provocados por choques culturais como as guerras entre os índios americanos e os desbravadores europeus e as conseqüências geradas em decorrência deste conflito.

O comitê liderado pelo historiador italiano Luca Codignola, pretende colocar "astrônomos, engenheiros aeroespaciais e outros sujeitos que planejam a exploração do espaço propriamente dita em contato com sociólogos, historiadores, antropólogos e teólogos – gente que conhece bem as conseqüências dos choques de espécies e culturas no passado e no presente."

Os problemas de cunho antropológicos a relativos ao espaço podem ocorrer antes mesmo de termos contato com outros civilizações extraterrestre. Se a exploração e colonização se estender para lugares distantes demais da Terra é possível que haja uma perda de cultura.
“É provável que eles(os exploradores) construam mitologias e línguas exagerando e distorcendo seu passado, como aconteceu nos ‘novos mundos’ terrestres”, é o que diz o antropólogo Gísli Pálsson.

Vale muito a pena ler a matéria original!
Link pra matéria retirada do portal G1

Nenhum comentário: